Pular para o conteúdo

Conheça os Versículos para Casamento e Família mais Profundos

  • por
versículos para casamento

A Bíblia contém diversos versículos para casamento e família, é uma ferramenta de ensino profunda sobre relacionamentos em geral.

Alguns textos sobre versículos para casamento e família foram especialmente separados neste artigo, para chamar a atenção a alguns detalhes muito importantes sobre as bases dos relacionamentos que nos cercam em nosso lar.

Versículos sobre casamento e família de ontem e de hoje

Se você está se preparando para casar é perfeito ler este breve estudo, para que se estabeleçam comportamentos saudáveis, antes mesmo de entrar na nova casa. (Pense nisso)

Os conselhos continuam atuais, dê a devida atenção, se dedique ao estudo bíblico, à oração e às conversas sadias.

Lembre-se que ninguém é forte o suficiente, precisamos estar na dependência do Senhor.

Se nós não vigiarmos os vícios podem facilmente minar o nosso relacionamento. Se pudermos evitar as feridas e as cicatrizes de acontecer é melhor.

Os textos tomados como base são:

Salmos 127, Provérbios 17 e Efésios 5

Versículos para Casamento: O Alicerce Fundamental

O Salmos 127 traz uma realidade sobre o fundamento no qual investimos os nossos esforços.

Se trata dos inícios, e pode ser aplicado para a construção de um lar, se o Senhor não estiver envolvido na fundação é um trabalho vão, inútil.

Antes de dar esse passo tão decisivo na sua vida busque confirmação e seja um cooperador do Senhor na fundação do seu lar.

Me chamou a atenção porque se trata do início, antes de qualquer decisão, Deus é o construtor, a segurança vem dele, não podemos fazer isso sozinhos.

Ele constrói, levanta os alicerces e vigas. É uma atitude sábia perguntar a Deus antes de tentar começar um relacionamento, um casamento, ter filhos, mudar de emprego, mudar de casa…

Quando Ele aprova, Ele constrói, e você trabalhará em uma construção de sucesso junto com o Criador.

Entregue seu casamento e sua casa ao Senhor, Ele é o alicerce fundamental.

A casa do discípulo de Jesus deve ser construída sobre a rocha (Mateus 7: 24 – 27).

Quem ouve as palavras de Jesus e obedece é comparado ao homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha. A chuva e o vento não podem derrubá-la.

Os filhos que somos e os que teremos

Os filhos são um presente do Senhor, uma recompensa. São como flechas nas mãos do guerreiro.

Essa é uma expressão extremamente profunda, os filhos devem ser preparados para irem longe, alcançarem seus objetivos, não deveriam ser criados para viverem em uma redoma protegidos de tudo.

Os guerreiros nessa época preparavam as suas flechas artesanalmente, esse paralelo cabe bem com a educação dos filhos.

Eu sugiro a leitura do artigo do Luciano Subirá, ele detalha bem esse comparativo dos filhos como flechas, clique aqui para ler depois.

Educar e preparar exigem dedicação, investimento de tempo. Preparar pessoas civilizadas e educadas demanda vontade e paciência.

Você, pai e mãe, precisam moldar o caráter, ensinar a importância do trabalho e do respeito e de colocar Deus em primeiro lugar.

E na hora certa deixá-los ir para que eles sigam o propósito que Deus tem para cada um.

A flecha quando lançada tem o propósito de ir longe, os filhos são comparados a flechas porque devem ser ensinados e estimulados por seus pais a irem mais longe do que eles formam. (Leitura minha)

Uma História de Família

A minha mãe é a primogênita de seis filhos, meus avós viviam na roça, uma vida difícil de muitos sacrifícios, mas criaram seis filhos excelentes, de caráter, trabalhadores, criativos, enfim prontos para a vida.

Em um dado momento eles foram para cidade, vivenciaram o êxodo rural.

Mesmo passando por muitas mudanças, todos os meus tios se sobressaíram nas mais diversas áreas, porque meus avós aplicaram a Palavra de Deus na vida deles.

Eles prepararam bons filhos para a sociedade, não estimularam a preguiça e a acomodação.

E o Salmos 127 continua dizendo que o homem que tem filhos assim será protegido por eles dos seus inimigos, não será humilhado, a família é o lugar seguro.

Os pais idosos não deveriam ter com o quê se preocupar pois seus filhos são um refúgio na sua velhice, cuidando deles inclusive financeiramente. (Êxodo 20:12; Provérbios 17:6)

O pai protege o filho e no devido tempo o filho retribui aos pais a proteção e a segurança.

Versículos para casamento: A Harmonia no Lar

A paz e harmonia em família é o bem mais precioso, ainda que com condições financeiras limitadas. Não se compara com a casa onde há banquetes, entretanto, regados a muitas brigas.

Para evitar contendas, procure resolver rapidamente a questão, procure viver em paz, não estimule ou tome gosto por discussões.

No versículo 19 de Provérbios 17 há uma advertência muito séria sobre discussão:

Quem demonstra amor por discussão ama o pecado, o orgulhoso procura a própria ruína.

Nunca retribua o bem com o mal, porque se assim proceder o mal jamais deixará de existir no seu lar.

A única forma de vivermos sem esses tropeços é em santificação de vida.

Sabemos que a santificação é um processo e que não somos perfeitos, no entanto é ela que nos permite viver em um mundo caído sem nos contaminarmos.

Para concluir essa parte leia Hebreus 12:14.

Conselhos de Sabedoria para o Casal

Efésios 5 nos alerta para que vivamos como sábios procurando compreender a vontade do Senhor.

O papel da mulher é de ajudadora. Ela apoia o seu marido, e é submissa a ele, calma…ser submissa nesse caso é estar de acordo com a missão dele.

Se você casou com um médico, deve estar de acordo com os seus plantões, agenda corrida…

Se casou com um pastor também..já imaginou casar com um pastor e não estar de acordo com os encargos que ele tem com o sacerdócio, seria impossível os dois caminharem juntos.

A mulher impulsiona o homem, por isso observe bem antes de firmar compromisso, você concorda com a missão dele? Você vai encorajá-lo ou desanimá-lo?

E os homens devem amar suas esposas como Cristo amou a igreja e se entregou por ela. A singeleza desse texto é rara, Jesus não humilhou a igreja, Ele a redimiu e a purificou.

O amor sacrificial como meta no casamento, gera bondade, cede a vez e contribui para a santificação. Amar a sua esposa é amar a si mesmo, porque quem deseja fazer mal ao próprio corpo.

Podemos constatar que esse amor vai muito além do amor superficial baseado na atração física, ou em sentimentos é um amor que é aperfeiçoado em Cristo e na sua Palavra.

Ele pode e deve ser melhorado, não é como o amor mundano que acaba frente a mínima dificuldade.

Leia mais no Blog:

Oração de Cura Interior: Um Aprendizado

O Poder da Oração na vida do cristão

O que é ser feliz segundo a Bíblia

Sabedoria de Deus

Concluo o artigo com o seguinte versículo:

“Quando você faz o bem a outra pessoa, faz o bem a si mesmo; quando você faz o mal a alguém, está ferindo a si mesmo.”

(Pv 11: 17)

Cristina Loback

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário