Pular para o conteúdo

O que é Devocional? Mais do que Leitura, um Encontro

  • por
O que é devocional

Ainda que o Devocional possa se desenvolver de forma simples e até natural no nosso dia a dia, ele é muito profundo, é verdadeiramente um encontro com Deus. Por isso nesse artigo vamos aprender o que é devocional.

O que é Devocional?

É o exercício de se desnudar na presença de Deus. O Devocional é um tempo de dedicação exclusiva ao relacionamento mais importante que há: nosso relacionamento com Deus, com o nosso Pai Celestial.

Quando buscamos a Deus é como se disséssemos a Ele: minha vida depende disso, eu sei que dependo do Senhor e não posso e nem quero fazer tudo sozinho.

Tanto é assim, que quando estou praticando o meu devocional não é raro eu me constranger com a imagem de um Pai que está sempre de braços abertos me esperando para conversar, para estar comigo.

Quando você começa e toma gosto por esse encontro com Deus, percebe que vai ficar mais fácil buscá-lo e mais rápido vai se aprofundar nesse relacionamento.

O Devocional é um banquete, imagina que você vai a uma festa levando um pequeno pote de plástico vazio para levar algumas guloseimas para casa.

No entanto, ao se sentar à mesa percebe que não precisa de pote algum porque você tem um lugar cativo neste banquete diário.

Apesar desse banquete estar à disposição de todos muitos não querem.

Leia o texto de Mateus 22: 1 – 9.

O Espírito Santo fala

Esse tempo especial com Deus pode ser feito das mais diversas maneiras, por isso eu não vou dar fórmulas ou passos prontos.

Porque o que funciona comigo, pode não funcionar com você, eu te encorajo a não copiar a forma de adorar e buscar a Deus de ninguém.

Nós somos diferentes e cheios de especificidades, Deus fala conosco da forma que somos, com as experiências que temos, com o conhecimento que temos.

Lembra que Jesus falava em parábolas com as pessoas? Você acha que foi só nesse tempo ou Deus sempre fala conosco a partir da nossa bagagem de vida, experiências, conhecimento, conexões e relacionamentos?

Deus é criativo e fala conosco ainda hoje de forma que cada um entenda.

O devocional não precisa ter regras (como fazer, que horas fazer, quanto tempo deve durar), mas uma característica é fundamental, Deus revela sua Palavra.

Ou como costumo dizer Deus me dá algo para “mastigar”, o que isso quer dizer?

O Espírito Santo me mostra algo novo a partir da minha meditação ou me traz a memória uma lição aprendida que eu precisava me lembrar.

Eu entendo que quanto mais simples e menos acessórios você somar ao seu momento de devocional, mais livre e mais fácil ele acontecerá.

Experimente apenas ir para a varanda ou o quintal com a sua Bíblia e deixe que o Espírito Santo te conduza em alguns louvores, observe a natureza, o tempo, as aves, se puder fazer sem pressa é ainda melhor.

O que é preciso para um Devocional acontecer?

Eu posso sugerir algumas coisas que não podem faltar no seu devocional:

Uma Ferramenta para Reflexão da Palavra de Deus:

  • Não precisa ser necessariamente só a Bíblia, pode ser o hinário, o cantor cristão, letras de louvores cristocêntricos (que exaltem a Deus)
  • E-books de estudos bíblicos e devocionais, baixe grátis este devocional
  • Livros cristãos, estudos bíblicos online de aplicativos, isso só para citar alguns exemplos.

Se você é pai ou mãe de uma criança já percebeu o quanto Deus a usa para te aproximar dEle.

Os meus amigos sempre me contam experiências assim, a verdade é que Deus usa várias formas, ferramentas e relacionamentos para se comunicar conosco e nos ensinar.

Enfim, escolha uma dessas ferramentas para te acompanhar no seu devocional durante um mês ou quinze dias, experimente trocar sempre para não ficar condicionado a apenas uma forma de ouvir a mensagem de Deus.

Os Hinos cristãos são fantásticos porque você aproveita lições que homens de Deus aprenderam com Deus ao longo do tempo e são tão reais e impactantes hoje quanto no tempo em que foram escritas.

Eu gosto muito de usar o hinário ou o cantor como ferramenta para um devocional curto, em uma semana corrida de trabalho eu o utilizo para meditação durante o trajeto de ônibus. Uma meditação simples e profunda.

Adoração a Deus:

Seja grato ao lembrar do que Deus fez por você na sua semana, no seu dia, adorá-lo pelos livramentos concedidos, pelas decisões tomadas, por não te abandonar.

A adoração é um caminho fácil quando tudo está bem conosco e nossa família, sinto dizer isso.

Por isso, nossa adoração e gratidão a Deus precisa estar firmada em algo maior, no maior presente que Deus nos deu: Jesus Cristo.

A salvação em Jesus é o maior motivo de adoração a Deus e não porque temos coisas, conforto, saúde, família e tudo o mais.

É claro que tudo o que temos é porque Deus nos deu é louvável reconhecer essa verdade.

No entanto, devemos lembrar das bases da nossa vida, e dos caminhos do nosso coração. Lembre-se das palavras de Jesus em Mateus 16:25,

Se quiser salvar sua vida, vai perdê-la e quem perder a vida por mim a achará.

Oração devocional:

A oração certamente está presente durante todo o dia em diversos momentos. Mas, quando falamos de oração no devocional é uma oração de reconhecimento de quem somos, de arrependimento, de confissão de pecados, de transparência de alma.

É um momento de troca muito íntimo, entregamos ao Senhor o nosso coração e recebemos mais do coração de Deus.

Nós saímos desse momento mais leves, mais lúcidos da presença de Deus, mais conscientes da sua vontade para nós e para a humanidade, como se uma névoa fosse retirada dos nossos olhos.

Realmente é preciso que você experimente fazer um devocional para entender do que eu falo, porque é difícil de explicar. Mas a sensação é maravilhosa.

No devocional fica muito claro que não é a resposta da oração que nos abastece, mas sim o próprio Deus. Deus é a resposta para nós sempre.

Se apegue a isso e viva alegre!

Leia mais:

9 Dicas para Fazer Devocional

O que ler no devocional

Devocional sobre oração

Como fazer um Devocional Curto

Como agradar a Deus

Cristina Loback

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário