Pular para o conteúdo

Aprenda como Orar observando Elementos da Natureza

  • por
aprenda como orar

Aprenda como orar a Deus usando como fonte de inspiração os elementos da natureza. A verdade é que Deus fala maravilhas para um coração que está disponível.

Para ouvir mais a voz de Deus através da oração, aprenda a silenciar a sua alma, mude o foco do que vc tem que fazer e volte a atenção para o que você é em Deus. 

Aprenda como orar olhando a sua volta

O estilo de vida que o Senhor propõe não combina com essa correria sem nenhuma janela para a contemplação.

Neste devocional você vai ver como é totalmente possível aprender como orar observando e se conectando com a criação, na verdade, eu acho a forma mais preciosa de conexão com o Senhor, quando nos cercamos das cores, quando saímos do cinza da nossa rotina massante. 

Veja o exemplo de Moisés quando recebeu seu chamado para libertar o povo do Egito, ele pastoreava as ovelhas do seu sogro quando percebeu um arbusto que queimava, mas não se consumia. 

Não quero dizer que isso seja uma rotina na nossa vida, mas observe como aconteceu, ele se desconectou das outras pessoas ao seu redor, estava sozinho, cercado pela natureza, então percebeu algo fora do normal e o Senhor falou com ele. Moisés apesar do medo e de tentar passar essa função para outro, estava ali com os ouvidos e olhos espirituais bem abertos. E teve uma experiência extraordinária!

Eu lembro de quando trabalhava próximo a uma praia urbana, eu tirava minha hora de almoço e me sentava no calçadão e contemplava as ondas, a areia, as aves e uma vez eu ouvi claramente Deus falando comigo.

A Criação nos ensina a Descansar e a Ouvir Deus

Deus me disse, que eu estava como aquela areia recém molhada pelas ondas, de início ficava bem encharcada mas assim que o sol batia eu estava seca novamente. E ele me disse que queria que eu fosse como a areia do fundo da praia, imersa nas águas, cheia do Espírito Santo. 

Eu entendi que estava ressecada, que precisava mergulhar nos rios de Deus. Mas, só foi possível eu ouvir a voz de Deus porque me aquietei contemplando sem pressa uma paisagem magnífica.

Assim, Deus nos revela segredos que de outra forma não ouviríamos. Ocupado, preocupado, ansioso, você não tem atenção no que Deus quer que você saiba. A inspiração está ao seu redor. Aprenda como orar com inspiração externa, contemple a obra de Deus e permita que Ele fale ao seu coração.

Insira os elementos da natureza como ponto de partida para inspirar suas orações. Você pode optar por focar no calor do sol, no som das folhas, nas ondas do mar, no canto dos pássaros, o que você estiver vendo use como argumento para sua oração.

Deus está na Criação

Por exemplo, o sol pode representar a luz e o calor de Deus, o rio ou o mar a sua graça, o canto das aves são louvor sincero a Glória de Deus. Diga ao Senhor que você quer se juntar aos pássaros e celebrar a grandeza do Criador, a sua Majestade. 

Deus cuida das aves, das flores, como diz em sua Palavra, então ao observar tudo acontecendo ao seu redor, você tem a certeza de que a Palavra de Deus se cumpre e assim como todas as criaturas você também pode descansar no cuidado de Deus. Viu como é fácil usar os cenários à nossa volta para exaltarmos a Deus?

Quando percebo a natureza e o presente de Deus que ela é, minha alma naturalmente se inclina para adorá-lo.

Ao focar nesses elementos, você não está apenas orando a Deus, mas também com Deus, reconhecendo Sua presença em cada parte da criação. Expresse sua gratidão pela criação. Isso pode ser um simples ‘obrigado’ ou uma expressão mais detalhada de como a natureza o inspira e nutre. 

Os Salmos de Davi, são uma inspiração infinita de orações enriquecidas pela natureza. No Salmos 19, Davi exclama: “Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra de suas mãos.” 

Em outro Salmo, Davi compara o amor acolhedor de Deus ao de um pastor cuidando do seu rebanho em pastos verdejantes. Esses Salmos mostram como o mundo natural pode servir como poderosas metáforas em nossas orações, ajudando-nos a expressar o inexprimível. 

Aprenda como Orar com Exemplos da Palavra

Do deserto ao topo da montanha, dos céus acima aos pastos verdes abaixo, a Bíblia apresenta uma rica tapeçaria de orações infundidas com os elementos da natureza. 

Quando estamos cercados pela tranquilidade da natureza, nossas mentes naturalmente se aquietam. Essa atenção plena nos permite estar presentes no momento, aprimorando nossa conexão com o divino enquanto oramos. 

A natureza, em toda a sua grandiosidade, é um testemunho da criação de Deus. Outro exemplo de imersão na natureza é o tempo que Jesus passou no deserto. Após ser batizado, Jesus se retira para a solidão do deserto por quarenta dias para se comunicar com Deus. 

O deserto, frequentemente associado à esterilidade e isolamento, aqui se torna um refúgio para a conexão espiritual. Quem diria, que a partir deste ambiente naturalmente hostil Jesus encontraria o período necessário de preparação para o seu ministério. 

Ponha o Pé no Freio e Ouça

Este exemplo nos mostra como a natureza, mesmo em suas formas mais severas, pode servir como um canal para a comunicação divina. 

A natureza tem uma maneira única de inspirar admiração e maravilha. Ela nos lembra do poder e do amor infinitos de Deus, nos encorajando a expressar nossa gratidão e admiração por meio de nossas orações.

Então, da próxima vez que você orar, por que não tentar fazê-lo na natureza? Você pode encontrar uma experiência espiritual mais profunda e gratificante à sua espera.

Cristina Loback

Leia mais Mensagens Inspiradas:

Jesus o Bom Pastor

Oração para acalmar

Como orar com Fé

Rate this post

Deixe um comentário