Pular para o conteúdo

Como orar a Deus de Forma Correta em 3 Reflexões para uma Vida Espiritual Saudável

  • por
como orar a deus de forma correta

Vamos começar essa série de devocionais curtos com versículos sobre oração que nos ensinam como orar a Deus de forma correta.

O comportamento de dois homens diante de Deus nos ensina muito sobre a oração que agrada a Deus.

É importante saber o que não é orar

1. O fariseu e o cobrador de impostos (Lucas 18: 9 – 14)

Para se aproximar de Deus e começar uma oração, aprenda com esta parábola que Jesus usou para ensinar como orar a Deus de forma correta e como ser justificado diante dEle.

Orar não é para ser difícil, o foco não é a sua eloquência, o português correto, ou a formalidade.

O que importa é como está o seu coração, o versículo 34 do capítulo 12 de Mateus, Jesus nos dá um alerta: a língua transmite o que tem no coração e isso está totalmente relacionado com as nossas intenções e motivações.

A oração revela o coração do homem, traz a tona quem a pessoa é de verdade e o que pensa diante de Deus.

A oração é um lugar para quem não tem medo de se expor, não tem medo de opiniões de terceiros.

E acredite, quanto mais você ora mais facilmente você se desnuda diante de Deus e isso não vai parecer tão desconfortável como das primeiras vezes.

Com o tempo fica claro o quanto nós não nos conhecemos e como precisamos de Deus para trazer à luz as nossas verdades, o nosso ego.

Vamos aprender o que deu errado nessa parábola que Jesus ensinou.

Esses dois homens vão ao templo orar, com posturas de coração completamente diferentes. Leia o texto completo (Lucas 18: 9 – 14).

🎁 Baixe Aqui o Meu Devocional Grátis sobre Jesus.

A Bíblia nos relata sobre certo fariseu, que foi ao templo orar e ele “orava no íntimo”.

Essa expressão traz uma carga de sentido, ela revela o que ele tinha na mente e no coração. E aprendemos aqui que sinceridade não é sinônimo de oração bem feita.

Veja isso na oração do fariseu. Ele foi sincero, não tentou esconder sua motivação de Deus e nem poderia. O fariseu orou com a verdade do seu coração.

Quando você lê a oração dele, dá a impressão que Deus não tem participação sobre nada daquilo, o fariseu se julga melhor do que os outros, não enxerga os seus próprios pecados.

No entanto, o publicano não ousava olhar para o céu enquanto orava, a sua motivação era a busca por misericórdia.

O publicano nos dá uma lição do que realmente importa, que a oração não tem relação com a aparência ou religiosidade, mas sim com um coração quebrantado e arrependido.

A sua atitude é comovente, seus pecados estavam diante dele de tal maneira que ele só conseguiu correr para Deus e implorar por perdão.

Percebeu a diferença desproporcional de uma atitude para outra?

O primeiro não parecia depender de Deus para nada, talvez só tivesse ido ao templo para mostrar aos outros que era um homem de oração, como os fariseus faziam (Mateus 23:5).

2. Como orar e ser ouvido por Deus?

Em Salmos 66: 18 nos ensina que Deus não ouve quem guarda a iniquidade no coração.

Esse texto é muito perturbador, é muito bem explicado o motivo que Deus não ouve alguém.

E apesar disso nós não estamos livres de cair em tal armadilha. Você entende bem o significado de guardar?

Guardar o pecado ou a iniquidade significa cultivar, estimular ou encorajar.

Conhecer o próprio pecado, não se arrepender e alimentá-lo secretamente é o caminho de esfriamento espiritual.

Mesmo de longe o Senhor cuida dos humildes e reconhece os arrogantes. (Salmo 138:6)

Aprendemos com a Palavra como ser ouvidos e aceitos pelo Senhor. Nada está encoberto diante dos seus olhos, se aproxime de Deus em oração, com submissão e simplicidade.

3. Atitude de Oração

– Dependência de Deus (Salmos 73:25)

– Todos pecaram (Romanos 3:23)

– Confissão de pecado (I João 1:9)

– Perdão divino (Efésios 1:7)

Resumo

Neste artigo passeamos por 3 importantes atitudes e características de como orar a Deus de forma correta.

A primeira reflexão mostra a postura entre dois homens e o que tornou o segundo justificado diante de Deus.

Na segunda reflexão centralizei na questão do pecado não confessado e alimentado são barreiras no relacionamento com Deus e podem matar a vida espiritual.

Atitudes importantes da oração e para nos mantermos conectados com o Senhor, como filhos gratos pelo perdão e cuidado do Senhor.

Leia mais sobre oração:

Palavra de Deus de Conforto

Estudo sobre Oração, você fala demais?

O poder da oração

Dificuldades Invisíveis

O Poder de orar uns pelos outros

Cristina Loback.

Rate this post

Deixe um comentário