Pular para o conteúdo

Devocional sobre Oração: Dificuldades Invisíveis

  • por
devocional sobre oração

Este Devocional sobre oração vai te ajudar a identificar sua maior dificuldade na sua vida de oração.

Se você já tem algum tempo de caminhada com Deus sabe que um dos maiores desafios é saber esperar e confiar em Deus.

Quando ficamos sem respostas ou, quando Deus parece distante ou calado, ou quando estamos decepcionados e amargurados.

Devocional sobre Oração: Dificuldades Invisíveis durante a caminhada com Deus

Nesse devocional sobre oração quero trazer algumas reflexões e claro, encorajá-lo a orar mais.

#1. Quando a oração parece não ter resposta

Provavelmente muitos cristãos estão secretamente decepcionados com Deus, ainda que isso seja muito difícil de admitir.

Eles escondem mágoas e quando isso não é resolvido a oração não flui como deveria. Na verdade, o relacionamento com Deus fica comprometido.

Você já conseguiu identificar o início desse distanciamento?

Quando você ora de todo coração e confia em Deus para a cura de alguém, por um emprego, por relacionamento, por mudanças quaisquer que sejam, grandes ou pequenas.

Mesmo buscando intensa e sinceramente ao Senhor, Ele parece não se importar, ou não se envolver e parece que a oração não foi respondida, arquivada sem solução.

Depois leia o meu artigo anterior sobre Como Orar clique aqui

E então, como você se porta diante disso?

O que você faz com essa decepção?

Você conversa sobre isso com alguém, com outros cristãos?

Normalmente quando isso acontece as pessoas não querem compartilhar, porque não querem ser vistos como alguém que está esfriando na fé, e também não querem desmotivar outros em sua caminhada cristã.

Um devocional sobre oração deve trazer essa reflexão, você não precisa e não pode caminhar sozinho. A amizade verdadeira é extremamente necessária, se você não tem um amigo a quem possa recorrer e falar das suas fraquezas e medos, eu te convido a orar por isso.

Peça a Deus um amigo na fé, que te ouça sem te julgar, que te ame, enxugue suas lágrimas quando for preciso e que te aconselhe segundo a Palavra de Deus.

Alguns versículos bíblicos nos ensinam essa verdade:

– Um amigo te ajuda a levantar (Eclesiastes 4: 9 -10)

– Exortem-se mutuamente (2 Coríntios 13:11)

– Amem-se (João 13:34)

– O amigo ama (Provérbios 17:17)

– Ande com os sábios (Provérbios 13:20)

– Prefira lealdade a beijos falsos (Provérbios 27: 5 – 6)

– Existe amigo mais próximo do que um irmão (Provérbios 18:24)

Esses são alguns textos para nossa conscientização de como é melhor ter um amigo do que estar sozinho. Depois leia com calma e ore sobre isso. No artigo sobre orar uns pelos outros eu falo mais sobre isso.

E o mais importante de tudo você não deve ter medo de ser franco com o Senhor, entregue tudo a Ele: suas decepções, tristezas, desencantos.

Conselho de Jesus para o devocional sobre oração

Veja o que Jesus nos encoraja a fazer em Mateus 6:6 – Ore ao seu Pai em secreto e Ele que vê o coração te recompensará.

Eu penso que o equívoco está no que pensamos ser recompensa, pensamos em resposta das nossas orações como materialização dos nossos desejos.

Quando nós deveríamos buscar a vontade de Deus aqui na terra, como aprendemos com a oração do Pai Nosso: Que o seu Reino seja real aqui na terra como é no céu, que a sua vontade seja feita. (Mateus 6:10)

Você não se constrange quando vê o maravilhoso propósito da vida de Jesus em Lucas 9:10?

Ele veio salvar o que se perdeu. E esse propósito se perpetua através de nós.

Como cristãos deveríamos priorizar os propósitos divinos, deveríamos buscar um coração igual ao do Senhor. No entanto, muitas vezes os nossos desejos são superficiais.

#2. A porta que Deus abre

Em Apocalipse 4:1 João ouve uma voz o convidando para subir a uma porta no céu.

Deus quer revelar seus segredos para nós, mas essa porta não pode ser forçada. O Senhor é quem tem essa chave.

Jacó teve a experiência mais marcante da sua vida, em Gênesis 28 somos impactados com o versículo 12:

Jaco teve um sonho, uma escada que ligava a terra ao céu e os anjos desciam e subiam por ela.

O que eu quero chamar a atenção é que esse sonho foi dado por Deus, o Senhor abriu essa porta, e então quando Jacó finalmente acordou ele reconheceu:

“…. Sem dúvida o Senhor está neste lugar, mas eu não sabia! (Gênesis 28:16)

Jacó só pôde enxergar essa verdade espiritual porque o Senhor decidiu revelar a ele. Sugiro que você leia o capítulo 28 de Gênesis na sua totalidade.

Desejo que o Senhor te revele sonhos, verdades ocultas que o aproximem dEle de modo maravilhoso.

#3. Onde está depositada a sua esperança?

Eu não sei se você vai concordar comigo, nós somos sobrecarregados com tarefas em todos os lugares, precisamos sempre fazer coisas, precisamos estar sempre ocupados e isso acontece de uma forma tão esmagadora, que até nos sentimos culpados quando estamos em pausa, digamos assim.

Uma passagem fala muito comigo sobre isso:

Mateus 3:17: Jesus ainda não havia começado seu ministério público, no entanto, o Pai o amava. Precisamos aprender que Deus nos ama por quem nós somos e não pelo que fazemos.

Isso é muito mais fácil de dizer do que praticar, entretanto.

Seja sincero, quantas vezes você já ouviu que deveria fazer mais para Deus, e quantas vezes ouviu sobre a razão da sua esperança ou da sua fé?

A ênfase da vida cristã deveria estar naquilo que Cristo já fez e preparou para nós e não no que deveríamos estar fazendo para Deus.

A Maravilhosa Graça de Jesus parece distante da nossa prática diária.

Isso explica mais de 80% das nossas frustrações e desânimos para orar. Porque se eu fundamento as bases do evangelho nos meus esforços já termino antes de começar.

Deus sabe que somos frágeis, sujeitos às intempéries, porém, Ele é constante, firme, inabalável!

A certeza de quem sabe onde obter a resposta

Em Lucas 11: 5 – 8, Jesus ensina uma preciosa lição aos seus discípulos, sobre um homem que sabia que seu vizinho tinha pão para alimentar seus hóspedes que chegaram em sua casa à meia – noite.

Veja bem, esse homem foi ao único lugar onde ele tinha certeza (esperança) que seu problema seria resolvido. Ele tinha tanta convicção de que de lá viria a solução que não parou de importunar o seu vizinho.

O que há de mais tremendo aqui é saber onde obter a resolução dos seus problemas e não importa se vai ser agora ou amanhã, ou depois, mas saber que a solução virá.

O foco não é a resposta em si, mas sim em quem colhe as orações, as nossas petições e súplicas.

Imagina você ter tanta certeza de onde está a sua esperança que não cansa de importunar. A porta fechada não o deixa abalado. Acho isso impressionante.

Quando leio essa passagem e vejo o ardor, a urgência do homem que pede fico constrangida, porque quantas vezes já orei assim? É como se não houvessem barreiras, distrações, apenas foco.

Precisamos aprender a não desviarmos a nossa esperança para outras fontes ou distrações. Deus é a nossa esperança!

Resumo

Este devocional sobre oração traz algumas reflexões importantes. A nossa vida de oração é reflexo do nosso relacionamento com Deus, portanto é importante não construir muros entre você e Deus.

Abra seu coração para Deus e também para um bom amigo. Ore para que Deus te dê um amigo em quem possa confiar.

Não foque nas suas próprias necessidades, tenha um olhar mais amplo, deseje orar pelo que está no coração de Deus e ore por propósitos maiores e eternos.

Leia mais:

Como se tornar uma pessoa melhor

Versículos comentados sobre oração

Mensagem de Oração

Dicas para fazer devocional

O poder de orar uns pelos outros

O poder da oração

Cristina Loback

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário