Pular para o conteúdo

5 Devocionais curtos sobre humildade

  • por
devocionais curtos sobre humildade

Escolha um dos devocionais curtos sobre humildade para meditar hoje. A humildade é uma virtude essencial na vida cristã. Ela nos ajuda a reconhecer nossa dependência de Deus, a sermos compassivos com os outros e a submeter nossa vontade à dele. 

No entanto, a arrogância é um inimigo sutil que pode se infiltrar em nossos corações e nos afastar de Deus. 

Nesta série de devocionais, vamos explorar a natureza da humildade e da arrogância, examinar textos bíblicos relevantes e refletir sobre como podemos cultivar um coração humilde e submisso a Deus.

A Humildade Bíblica

Devocional 1: A verdadeira humildade

“Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14:33)

A humildade não é apenas uma virtude, é uma necessidade para seguir a Cristo. Ele nos chamou para deixar tudo e segui-lo, renunciando a nós mesmos e aos nossos próprios desejos. 

Isso significa colocar Deus em primeiro lugar e submeter nossa vontade à dele, mesmo quando é difícil ou inconveniente para nós. 

A verdadeira humildade nos leva a reconhecer nossa fraqueza e nossa necessidade de Deus em todas as áreas da nossa vida. 

Ela também nos capacita a sermos gentis e amorosos com os outros, mesmo quando eles não merecem.

Senhor, ajuda-me a ser humilde como tu és. Ajuda-me a renunciar a tudo o que me separa de ti e a seguir-te de todo o coração. Dá-me a força para colocar-te em primeiro lugar em minha vida e submeter minha vontade à tua. Ensina-me a ser compassivo e gentil com os outros, mesmo quando não merecem. Em nome de Jesus, Amém.

Devocional 2: A arrogância do coração

“O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” (Jeremias 17:9)

A arrogância é um problema do coração. É fácil ficar convencido de que sabemos o que é melhor para nós e para os outros, mas isso pode nos levar a desobedecer a Deus e a agir de forma egoísta. 

O coração humano é enganoso e pode nos levar a acreditar que somos melhores do que realmente somos. 

Precisamos estar sempre em guarda contra a arrogância e pedir a Deus que nos ajude a manter nossos corações humildes e submissos a ele. 

É importante lembrar que a arrogância não é apenas um pecado pessoal, mas também pode prejudicar nossos relacionamentos com os outros.

Pai, perdoa-me por todas as vezes em que fui arrogante e agi de forma egoísta. Ajuda-me a compreender meu coração e a mantê-lo humilde e submisso a ti. Dá-me a graça de reconhecer minha dependência de ti em todas as áreas da minha vida. Ajuda-me a tratar os outros com humildade e respeito, mesmo quando discordamos. Em nome de Jesus, Amém.

Devocional 3: O exemplo de Cristo

“Ele se esvaziou a si mesmo, assumindo a forma de servo tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!” (Filipenses 2:7-8)

Jesus é o modelo perfeito de humildade. Ele deixou a glória do céu para se tornar um de nós e experimentar as limitações e fraquezas humanas. 

Ele se humilhou, tornando-se servo e submetendo-se ao plano do Pai, mesmo que isso significasse a morte na cruz. Se desejamos ser seus seguidores, devemos imitar seu exemplo de humildade e submissão. Isso pode significar abrir mão de nossos próprios planos e desejos para seguir a vontade de Deus e servir aos outros.

Senhor Jesus, obrigado por ser o modelo perfeito de humildade e submissão. Ajuda-me a imitar seu exemplo em minha própria vida. 

Ensina-me a deixar de lado meus próprios planos e desejos e a buscar primeiro o teu reino. Ajuda-me a servir aos outros com humildade e amor, como tu serviste a nós. Em nome de Jesus, amém.

Devocional 4: A humildade nos relacionamentos

“Assim, seja qual for o vosso procedimento, em tudo façam como quem serve, não como quem busca agradar a homens, mas a Deus.” (Colossenses 3:23)

A humildade é crucial em nossos relacionamentos com os outros. Quando nos colocamos em um pedestal e nos sentimos superiores, é fácil olhar para os outros com desprezo e tratá-los com indiferença. 

Mas, como cristãos, somos chamados a seguir o exemplo de Jesus e servir aos outros com humildade e amor. Isso significa estar disposto a ouvir e aprender com os outros, admitir quando estamos errados e pedir perdão quando machucamos alguém. 

Quando colocamos os outros em primeiro lugar, estamos refletindo o amor de Deus em nossas vidas.

Deus todo poderoso, me ajude a tratar os outros com humildade e amor. Que eu tenha ouvidos pacientes e afetuosos. Me ajude a reconhecer meus erros e pedir perdão quando machuco alguém. Que eu possa refletir teu amor em meus relacionamentos. Amém.

Devocional 5: A resposta de Deus à humildade 

“Porque todo o que se exalta será humilhado, e todo o que se humilha será exaltado.” (Lucas 18:14b)

Deus promete exaltar aqueles que são humildes e submissos a ele. Quando nos colocamos em segundo lugar e reconhecemos nossa necessidade de Deus, ele nos levanta e nos usa de maneiras poderosas.

Se estamos enganados e buscamos nossos próprios interesses, Deus nos humilha e nos lembra de nossa pequenez. A humildade não é apenas uma virtude, é uma postura de coração que abre espaço para a graça de Deus em nossas vidas.

Pai de amor, quero ser humilde e submisso a ti. Me lembre de quem eu sou, da minha pequenez e da minha necessidade de ti em todas as áreas da minha vida. Me ensina a confiar em ti em vez de confiar em mim mesmo. Que os teus interesses estejam acima dos meus próprios interesses. Eu reconheço que somente em ti encontrarei verdadeira paz e realização. Em nome de Jesus, Amém.

Devocional 6: A humildade na liderança

“Mas não sereis chamados mestres, porque um só é o vosso Mestre, e vós todos sois irmãos.” (Mateus 23:8)

A liderança pode ser um desafio para a humildade, pois muitas vezes é associada com poder e autoridade. 

Porém, Jesus nos ensinou que a liderança verdadeira é baseada na humildade e no serviço aos outros. 

A liderança humilde ouve e aprende com os outros, reconhece os próprios erros e limitações. 

Como líderes cristãos devemos lembrar que somos todos irmãos e irmãs em Cristo, e que nosso papel é servir e guiar os outros em amor.

Meu Deus, me ensina a liderar com humildade e amor. 

Traz sempre a minha mente que sou uma irmã em Cristo, não um mestre ou governante. Me ajude a liderar pelo exemplo de Jesus, que veio para servir e não ser servido. Amém.

Devocional 7: A humildade na adoração

“O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confia o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei.” (Salmos 28:7)

A adoração é um momento de honrar e louvar a Deus por tudo o que ele é e por tudo o que ele fez por nós. 

Acredite que até mesmo na adoração podemos nos tornar orgulhosos, concentrando-nos em nossas próprias habilidades e realizações em vez de nos humilharmos diante de Deus. 

Ao nos aproximarmos de Deus com humildade, reconhecemos que toda a nossa força e habilidade vêm dele, e que nada podemos fazer sem sua ajuda. 

Que possamos adorar a Deus com corações humildes, gratos por sua graça e amor incondicional.

Senhor, obrigado por ser a nossa força e escudo. Me guie, Espírito Santo, para que eu reconheça que tudo o que sou e tudo o que tenho vem de ti. 

Eu submeto minhas habilidades e realizações em segundo plano e me concentro em louvar e honrar a ti em tudo o que faço. 

Que minha adoração seja um reflexo da minha humildade diante de ti. Amém.

Conclusão:

A humildade é uma virtude que pode ser difícil de alcançar em um mundo que valoriza a autopromoção e a arrogância. 

Como cristãos, somos chamados a seguir o exemplo de Jesus e a nos humilhar diante de Deus e dos outros. 

A humildade não significa ser fraco ou submisso, mas sim reconhecer nossa necessidade de Deus e colocar os interesses dos outros acima dos nossos próprios. Que possamos imitar o exemplo de Jesus e crescer em humildade em nossas vidas diárias.

Leia mais conteúdos como este:

Desperte sua Sensibilidade ao Espírito Santo

Um pastor de almas

Um Propósito Maravilhoso

Mensagens de Fé e Esperança

Orações Temáticas para 7 dias

Cristina Loback

Rate this post

Deixe um comentário