A gratidão pela vida é algo muito poderoso e ainda sabemos muito pouco sobre os vários efeitos mentais, emocionais e físicos que ela tem sobre nós.
Vejamos alguns deles para lhe dar uma ideia do que você pode esperar se começar a fazer do sentimento de gratidão pela vida um foco diário.
Os efeitos da gratidão pela vida sobre os pensamentos e emoções
– Praticar a gratidão ajuda a sua saúde mental geral porque você tem uma visão melhor da vida;
– Enumere em uma lista os seus motivos de gratidão e reflita nela constantemente, levando-a a Deus com um coração satisfeito e veja que logo aparecerá um sorriso no seu rosto.
E assim você vai viver na prática do versículo de Provérbios 15:13 –
“A alegria embeleza o rosto….” A alegria é melhor do que maquiagem e todos à volta são impactados por ela.
Claro que os benefícios não param no aumento da felicidade
– Sentir mais gratidão pela vida tem sido associado a uma melhor autoimagem, menos ansiedade e até uma redução da depressão.
Os benefícios físicos da gratidão pela vida
É aqui que fica interessante. Uma coisa é se sentir melhor emocionalmente, mas a liberação desses hormônios do “bem-estar” afetam seu corpo físico também.
A gratidão reduz o estresse e com ela você dorme melhor, sua pressão arterial baixa e você tem mais energia.
Como resultado, você se movimenta mais, levando a uma saúde física geral ainda melhor.
O exercício de gratidão pela vida é uma benção tão grande que não pára em si mesmo.
Você se sentirá mais motivado a sair para uma caminhada, levando mais oxigênio ao corpo e captar mais vitamina D.
Ser capaz de dormir profundamente reduz o apetite e o estresse e o ajuda a fazer escolhas alimentares mais inteligentes.
Todas essas coisas trabalham juntas para transformá-lo em uma versão mais saudável e forte de si mesmo. Não é maravilhoso?
O exercício e o sono adicionados fortalecem o músculo cardíaco e dão a este órgão mais importante, tempo para se recuperar e curar durante a noite.
Sendo as doenças cardíacas uma das principais causas de morte na sociedade moderna, nunca houve melhor momento para praticar a gratidão e deixar de lado o estresse.
Como você pode aproveitar os benefícios físicos e mentais da gratidão?
Não caindo em murmuração, a pessoa que vive reclamando tem seu foco completamente errado, só enxerga o que não tem é incapaz de agradecer a Deus pelo quê lhe foi dado.
Tanto a gratidão quanto a murmuração se desenvolvem a partir do hábito.
Porque, então alimentar um hábito ruim?
Pegue aquela lista da qual falei no início deste artigo e faça- a crescer, a cada dia acrescente uma benção recebida ou lembrada, que pode ser qualquer coisa.
Para um coração grato tudo é especial e memorável, o que quero dizer com isso é que nós temos a tendência de focar em milagres, coisas grandiosas e fora da nossa rotina.
Entretanto, tudo é benção e privilégio:
Quantas vezes você já agradeceu a Deus por ter água encanada, por exemplo, ou por acordar e conseguir sair andando da sua cama sem a ajuda de ninguém?
Por conseguir respirar….eu lembro que logo no início da crise que estamos vivendo eu fiquei muito impactada com um testemunho.
Um senhor recuperado refletindo sobre o respirador, o quanto tinha que pagar por ele para conseguir sobreviver e, no entanto, Deus nos dá o ar de graça e ele nunca agradeceu por isso.
Portanto, para experimentar os benefícios da gratidão seja mais grato, perceba, sinta, seja mais consciente da sua realidade.
Tem interesse em um Devocional Grátis? Se quiser clique aqui para download.
Por onde começar?
Claro que é mais fácil falar do que fazer. Um ótimo lugar para começar é criar o hábito de pensar em, pelo menos, uma coisa, situação, pessoa… pela qual você é profundamente grato a cada manhã, assim que acordar.
Por exemplo, eu moro em uma casa com quintal e os passarinhos me saúdam todas as manhãs, eu acordo sempre grata por poder ouvi-los, por eles se sentirem confortáveis.
Me sinto abençoada por conviver com estas criaturas de Deus. Mas, tem gente que certamente vai achar um incômodo pássaros cantando na sua janela.
A gratidão é uma questão de foco acima de tudo, e isso eu acho impressionante, porque alguém que segunda nossa concepção tenha tudo (bens, lazer, conforto…), mas vive reclamando.
Já outra pessoa de vida mais simples alcançou a plenitude porque adotou a gratidão pela vida como um estilo de vida.
Um início de dia com um memorial de gratidão dará o tom para o dia todo proporcionando um ótimo começo para colher esses poderosos benefícios.
Eu quero saber sua opinião, você tem exercitado a gratidão em sua vida?
Cristina Loback
Leia mais: