Pular para o conteúdo

Guardar o Coração: Um Chamado à Sabedoria do Alto

  • por
guardar o coração

Neste devocional vamos ver o que significa Guardar o Coração como está em Provérbios 4:23: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”. 

O coração como centro da vida

Na cultura hebraica, o coração não era apenas considerado o órgão físico que bombeia sangue, mas também era visto como o centro da vida emocional, intelectual e espiritual de uma pessoa. É no coração que se originam nossos pensamentos, desejos, motivações e decisões. Portanto, cuidar do coração é essencial para nossa saúde espiritual e bem-estar geral.  

Guardar o coração significa nesse contexto, vigiar, proteger. Veja que aviso impressionante, a coisa mais importante, mais valorosa que devemos cuidar é o coração. Podemos dizer que o coração é o nosso maior bem. 

As ideias, os pensamentos, as decisões que se seguem fluem do coração, por isso o coração deve ser protegido. 

Guardar o coração é um Mandamento

Não negligencie e não diminua a sua importância, sim, preste atenção. Quando você é displicente com o que ouve, com o que vê, com as influências que recebe, você está se desvalorizando. Deixando que qualquer coisa te domine e vire um ídolo. Cuidado, guardar o coração não é uma opção, é um mandamento.

Então, tudo o que fazemos tem consequências, você está alimentando as “fontes da vida”? Nossas ações e palavras fluem a partir do que temos armazenado e alimentado em nosso coração. É um lembrete de que precisamos ser seletivos com as influências que permitimos em nossa vida, filtrando o que entra em nossos corações.  

O motivo pelo qual devemos guardar nosso coração é a realidade da batalha espiritual em que estamos envolvidos. No versículo seguinte há um alerta sobre os perigos da boca perversa e dos lábios tortos. As palavras que falamos refletem o nosso conteúdo. Do que o seu coração está cheio?

Vigie o coração

Seja atento e vigilante não permita que pensamentos e atitudes negativas, como raiva, inveja, amargura ou engano, se enraízem em seu coração e corrompam suas ações e pensamentos.   

Para guardar nosso coração adequadamente, precisamos buscar a sabedoria divina. Provérbios 4:5-7, me incentiva a adquirir sabedoria e entendimento. 

O próprio Deus é a fonte de sabedoria e eu posso me alimentar em sua Palavra. É através do estudo da Bíblia, meditação e oração que nos aproximamos de Deus e fortalecemos nosso relacionamento com Ele. A sabedoria divina nos capacita a discernir o que é bom e a tomar decisões sábias que refletem o caráter do Senhor.  No entanto, isso só é possível se eu beber da fonte da vida, mergulhar nas águas vivas todos os dias, ou seja, eu preciso ter clareza de que a minha maior necessidade é a de estar com o Deus vivo.

O nosso coração precisa beber da fonte da vida, das águas vivas todos os dias, quando buscamos comunhão com o Senhor e aprender das suas Palavras, buscamos vida e paz e assim somos refeitos por seus ensinos. 

O Espírito Santo age em nós, renovando nossas mentes e moldando nosso caráter à imagem de Cristo. Conforme permitimos que a Palavra de Deus penetre em nosso coração e nos rendemos à sua orientação, somos transformados de dentro para fora. Nossos desejos e motivações são purificados, e somos capacitados a viver uma vida de retidão e amor. 

As fontes de vida geram bons frutos: amor, alegria, paz, paciência, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5:22-23), eu experimento esse amadurecimento a medida que estou alinhada com a vontade de Deus, experimentando uma profunda comunhão com Ele.

Conclusão

Provérbios 4:23 é um chamado para guardarmos nosso coração com vigilância, pois dele fluem as fontes da vida. Ao fazer isso, permitimos que a sabedoria divina molde nosso coração e nos capacite a viver uma vida de retidão, amor e paz. Que possamos buscar a Deus, cuidar do nosso coração e permitir que Ele transforme cada aspecto de nossas vidas. Que a graça de Deus esteja conosco nessa jornada de crescimento espiritual contínuo.

Senhor Deus,

Obrigada por estar disponível sempre para termos comunhão, obrigada por me ensinar que eu tenho responsabilidade sobre o que eu deixo entrar e se desenvolver em meu coração e por isso eu peço que me ajude a ter foco e a não ser preguiçosa, me abandonando a qualquer forma de lazer e distração. Que eu pense antes, se isso é bom, se isso merece louvor, se isso vai impactar positivamente a minha vida e as dos outros ao meu redor.

Pai, eu sei que a batalha espiritual é uma realidade, me ajude a estar atenta a ela e a não me iludir, deixando minha leitura bíblica para depois, negligenciando o tempo de oração. Me ajude a ser sábia e seletiva com as influências sobre mim.

Me capacita a viver uma profunda comunhão contigo e enfrentar os desafios da vida com fé e confiança em Ti.

Em nome de Jesus, amém.

Cristina Loback

Leia Mais Devocionais como este:

Textos sobre Fé

Devocionais Curtos sobre Humildade

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário