A mensagem bíblica de amor são as bases da fé cristã. Sem o amor de Deus, o que seria da humanidade?
Por isso, neste artigo nós vamos mergulhar juntos em alguns textos bem conhecidos por sua mensagem bíblica de amor.
A mensagem Bíblica de Amor e O Amor Romântico
Abri esse parêntese para esclarecer que não vou falar de amor romântico, embora o amor de Deus pelos homens seja a mais linda história de amor do mundo.
Sempre que assisto às notícias, eu penso imediatamente, como as pessoas que não tem fé em Deus resistem a dias como esses?
Porque eu só consigo me levantar da cama e ter esperança porque eu sei que tem um Deus que cuida de mim e é real, assim como cuida de todos, mas quem não crê não se sente assim.
Leia depois este artigo sobre casamento e família cristãos.
Do que se trata a mensagem bíblica de amor?
Pela web há muitas mensagens e frases sobre amor, para propor algo diferente nessa leitura eu escolhi alguns textos de I João capítulos 2 e 3.
João explica muito que a mensagem bíblica de amor é relacionada ao que retemos e aplicamos da Bíblia nos nossos relacionamentos e vida.
O Começo do Amor: Guardar e Conhecer (Capítulo 2)
O amor de Deus é aperfeiçoado em nós quando o conhecemos, mas João deixa muito claro que isso é evidenciado pelas nossas atitudes.
Dizer conhecer a Deus e não guardar (sinônimo de cumprir e obedecer a Deus) a sua mensagem, na verdade a pessoa está mentindo.
Qualquer pessoa que preze e obedeça a Palavra do Criador, o amor de Deus está nessa pessoa.
Viu, como de repente, o que pensamos sobre o amor pode estar muito equivocado?
Porque temos uma ideia muito sentimental sobre amor, o amor que vem de Deus se aperfeiçoa através da Palavra dele posta em prática pelos seus filhos.
A mensagem bíblica de amor nos relacionamentos
Quem ama está na luz e quem odeia está em trevas, é uma conclusão bem direta.
No entanto, o amor e o ódio brotam do coração, é preciso estar em constante atenção para não pecarmos contra Deus e nem contra qualquer pessoa.
O amor de Deus é manifesto na ajuda ao seu irmão, se você tem como ajudar materialmente a quem está em apuros e fecha as mãos, como pode dizer que conhece a Deus?
Quem ama se importa e sente a necessidade do outro, e doa, reparte é generoso.
A pessoa que anda na luz é aquela que conheceu a Deus, guardou as suas instruções e anda como Jesus andou.
O amor ao que é passageiro e terreno
Em I João 2:15 – 17, Somos advertidos a não amarmos o mundo. O mundo representa o que desvia a nossa atenção de Deus, o que de fato está no nosso coração e amamos de verdade.
Pode ser decepcionante descobrir que o quê você mais ama não é O Senhor, mas algum outro deus.
Não se envergonhe, confesse isso a Deus em oração, se entregue completamente e tenha comunhão com o Senhor novamente.
O amor de Deus não está na pessoa que também ama o mundo, O Senhor não tem concorrentes, é impossível ter dois deuses, a Bíblia nos adverte disso em outros textos.
As coisas que estão no mundo que podem parecer desejáveis são passageiras e enganosas, e podem ser a ruína se colocadas em destaque, acima de Deus.
Um estranho para a maioria, mas é assim mesmo
Se você não está muito a vontade em determinados ambientes ou com certo grupo de pessoas, se sente um estranho fora do ninho, leia o capítulo 3 de I João na íntegra, ele descreve muito bem as razões.
Nós como filhos de Deus não devemos esperar por muita simpatia ou acolhimento em todos os lugares, Jesus não foi bem recebido pelo mundo.
O que fica bem claro nestes textos é que quem ama ao seu irmão, ao seu igual, ao seu próximo, ao seu inimigo saiu da morte para a vida.
Amar é sinal de vida, de respiração, de oxigenação.
Todos os sentimentos de ódio são reprovados e injustificados diante de Deus. Devemos amar uns aos outros e não só de palavras, mas de ações e vontade.
É um exercício real e diário, nem sempre fácil, mas somos filhos da luz.
Escolha a vida, a luz e andar com o Senhor. Deixe que Ele cuide de você.
Leia mais sobre o mesmo tema:
O Poder de Orar uns Pelos Outros
Cristina Loback