Segundo as escrituras a fé é a convicção de que o que ainda não é visível já é real. No entanto, não é tão simples ter fé.
Praticar e alimentar o que é fé no dia a dia é que vai demonstrar se tenho fé ou se sou incoerente. Eu percebo que ter fé é ser principalmente constante. Ao longo do artigo vou explicar melhor…
O que é fé para o cristão
A fé não é gerada por nosso esforço ou vontade, é um dom de Deus, a nossa parte nisso é buscar a eternidade. E como fazemos isso?
1. Tendo contato com as promessas de Deus, lendo, estudando e aplicando na vida.
2. Sendo coerentes, permanecendo confiantes na Palavra de Deus.
3. Não duvidando, a dúvida mina facilmente a fé e os pensamentos e orações se tornam dúbios e vacilantes.
4. A honestidade é fundamental se você não crê peça a Deus que te ajude a crer.
Como estar constantemente conectado à Palavra de Deus?
Faça uma experiência, separe um caderno ou um bloco limpo, para que sejam descritas as promessas se aplicam às queixas, dúvidas ou pedidos.
É um diário de oração ou um memorial da presença de Deus na sua vida, como queira denominar.
Provavelmente já observou o quanto a mente é inconstante e o quanto nossos pensamentos podem nos afastar dos propósitos eternos.
É um perigo que pretendemos afastar, o que pesa na mente e no coração tende a ofuscar a Palavra de Deus.
Leia sobre a história de uma menina que encontrou seu propósito de vida.
Como vencer a inconstância dos pensamentos
Vença esse hábito danoso buscando nas escrituras as promessas que se ajustam a sua situação atual, na qual você está tendo sua fé provada.
Quando encontrá-las, marque na sua Bíblia, transcreva os versículos para o caderno, coloque uma sinalização para te lembrar a importância dessa passagem, o que te chamou a atenção.

Se quiser vivificar ainda mais os textos, escreva-os em postiches adesivos e cole-os estrategicamente onde você possa estar em contato ao longo do dia.
Outra boa ideia é digitar e colocá-lo como imagem de fundo do celular, por exemplo. Eu faço isso, é muito útil principalmente no trabalho, quando vou ao banheiro leio aquela promessa e oro entregando a Deus a minha petição.
À medida que seus pensamentos trouxerem medo ou negatividade, seja ativo, segure na direção e redirecione-os se concentrando na Palavra da Verdade.
Afaste a negatividade
Quanto mais sua mente parar no pessimismo e negatividade, mais oportunidades haverá para o dano.
O segredo é manter a mente focada nas promessas, mas para isso é preciso se alimentar delas e se esvaziar de coisas inúteis que atrapalham a visão do que é eterno.
Reveja a admoestação de Paulo em Colossenses 3: 1 – 2
Se quiser mesmo viver a nova vida de ressurreição com Cristo, ajam de acordo com ela. Cristo nos aponta para onde ir, o que está diante dos nossos olhos não deve nos amortecer e nem desanimar.
Os olhos precisam estar voltados para cima e a nossa visão deve estar alinhada com a perspectiva de Jesus. (Resumi conforme meu entendimento, leia o original).
O que é temporal não deve ditar as regras da minha vida, mas não é isso que fazemos na prática.
O que é fé: Aprenda como expressar
O alicerce em que a fé é construída precisa ser sólido, através da Palavra de Deus (não há outro caminho).
Ao observar os milagres de Jesus vemos que para alguns Ele perguntou o que queria enquanto que para outros o milagre foi realizado diretamente.
Creio que Jesus sabia quem precisava ter a fé confirmada ou ativada através da pergunta: “o que queres que eu te faça?”
Uma passagem em especial me chama muito a atenção em Marcos 9: 17 – 29, o pai cujo filho estava possesso por um espírito mudo e surdo.
Leia mais sobre o significado de fé
Se a incredulidade bater à porta…
O pai pede à Jesus: “se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda- nos.”
E Jesus incrivelmente respondeu: “Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.” Jesus viu o coração desse homem, sabia que ele precisava de fé.
“Se tu podes crer”, é a nossa questão sempre. Muitas vezes achamos que cremos e estamos prontos, mas quando o Espírito Santo sonda os nossos corações esse questionamento pode surgir.
No entanto, a beleza está no final quando o pai sabe que Jesus pode inclusive ajudá-lo em sua incredulidade.
O pai entre lágrimas, clama (grita, suplica, lamenta) e pede: “…ajuda a minha incredulidade”.
Jesus é apaixonante, como entende a fragilidade humana e nos alcança com graça e misericórdia.
Conclusão
Então, concluo que Jesus prova a nossa fé, ajuda a aumentar a nossa fé e quer muitas vezes ouvir com clareza, sem incertezas o que precisamos, de fato.
Mesmo que você não tenha convicção suficiente, identifique a sua maior necessidade, aquela que te leva a gritar e lamentar diante de Deus e peça ajuda a Ele para que creia somente.
Continue alimentando a sua fé:
O que fazer para ser feliz constantemente
O que ler no devocional para aumentar a fé
Mensagem bíblica de amor cristão
Quando a resposta de Deus é o que não esperamos
Oração de cura interior, um aprendizado
Cristina Loback