Pular para o conteúdo

Oração para Acalmar e o Hábito de Orar

  • por
oração para acalmar

A oração para acalmar é qualquer oração?

Eu penso que no geral a pouca oração causa um impacto negativo na vida do crente em Cristo, pode desestabilizá-lo de tal maneira a causar agitação, ansiedade e falta de foco nas promessas que Deus fez.

Dessa forma a é esfriada e aquela calma decorrente do descanso em Deus dá lugar a uma mente carnal, presa nas circunstâncias e no que é visível.

Mas, como podemos combater esse mal? Como podemos praticar a oração para acalmar e trazer novamente a mente e o coração para Cristo?

Nesse artigo vamos visitar um importante hábito da vida de Jesus e refletir sobre quais meios temos usado e se realmente temos alcançado uma vida mais simples e calma pautada nos exemplos que veremos a seguir.

O que é calma?

No dicionário de sinônimos encontramos algumas palavras muito interessantes, dentre elas algumas me chamaram a atenção: quietude, equilíbrio, tranquilidade, silêncio, paz.

E o oposto de calmaria?

Os antônimos mais chamativos pra mim são confusão e barulho.

É muito verdadeiro que quando estamos em desequilíbrio, emocional, espiritual, há muitos barulhos e o caminho de saída é nebuloso muitas vezes.

No entanto, Jesus nos dá uma saída para mantermos e buscarmos o equilíbrio e silenciar barulhos externos e internos também.

Aliás, em tudo devemos ser imitadores de Jesus e os hábitos e a a vida que Ele tinha são expostas nos evangelhos para quem quiser seguir.

Jesus e a oração para acalmar

Quando eu leio sobre a vida de oração de Jesus e vejo quantas vezes Ele se retirava para orar, eu percebo que ensino fundamental Ele nos trouxe.

A oração para acalmar vem do hábito de orar, vamos aprender com Jesus, vamos refletir nessa passagem em Lucas 5:

O capítulo começa assim:

“E aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré”;

No versículo 15 isso se agrava:

“A sua fama, porém, se propagava ainda mais, e ajuntava-se muita gente para o ouvir e para ser por ele curada das suas enfermidades”.

E então aprendemos uma valiosa lição em seguida:

“Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava”.

Orar apesar de…

Acho essa sentença fascinante, o porém faz toda a diferença. No bom Português aprendemos que o porém dá ideia de contradição.

Jesus não permanecia na multidão apesar da grande demanda, muita gente angustiada, doente, com fome, sedenta da Palavra.

Ou você pode enxergar assim:

Por causa da confusão, da agitação e das grandes demandas da multidão é que Jesus precisava se retirar para orar, a sós com o Pai, no deserto.

Jesus sabia qual era a fonte da sua calma e do seu equilíbrio.

Então, eu te pergunto, quantas vezes você se retira para orar quando se sente comprimido pelas demandas do dia a dia?

E não são apenas coisas ruins ou problemas, às vezes a gente se acostuma com uma rotina sufocante e agitada a ponto de não perceber que estamos em desequilíbrio.

O hábito de orar nos traz clareza com relação às prioridades. Nem tudo que pensamos ser importante é de fato importante.

Por isso precisamos estar em constante oração para não cairmos em armadilhas.

Jesus nos deixou esse exemplo, de buscar o Pai em oração não importando o quão atarefado estivesse.

Se Ele é o Salvador do mundo e parou para orar, eu e você não deveríamos deixar de orar.

Ao longo dos evangelhos nós percebemos a serenidade de Jesus, embora Ele fosse homem não se deixou dominar pelas angústias da vida.

Em João 14:27 ele faz uma declaração maravilhosa:

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.

O mundo não pode nos dar paz, não espere isso, mas antes busque a paz que Jesus dá, busque comunhão e intimidade através da oração.

Neste artigo eu dou dicas valiosas para o seu momento de oração.

Receba a paz de Jesus e não viva mais com medo. É claro que isso é um exercício constante, pois somos pó e sujeitos a tentações.

Quais passos em direção a uma vida de oração para acalmar nós podemos tomar?

Para se acalmar com oração é necessário ter consciência da grandiosidade do nosso Pai e confiar nele. Para orar ao Senhor é necessário crer que Ele existe e que ouve a oração, senão nada fará sentido.

Você percebe que fazer uma oração é mais do que ler orações prontas? Você precisa se revelar diante de Deus, a oração é sua, a exposição da sua intimidade para o seu Pai.

No Salmo 37 nós encontramos algumas pistas para experimentarmos uma vida tranquila a partir de quem cremos e confiamos.

A fé em Deus está diretamente ligada à motivação e constância na oração. Se você não conhece Deus, não se alimenta das promessas dele, como vai orar?

O salmista compara a vida do justo com a do ímpio, eu sugiro que você leia esse Salmo todo, é um alento verdadeiro para o coração.

Lições de vida do Salmo 37:

#1. Confiar

Confie em Deus e faça o bem. O ímpio só confia na sua própria força e pratica a iniquidade.

#2. Deleitar

Tenha contentamento no Senhor. Não busque outras fontes para se satisfazer, a fonte excelente da nossa alegria e satisfação é o próprio Deus.

#3. Entregar

O verbo entregar aqui tem o sentido de passar o poder para outro. Entrega os seus planos, projetos, preocupações, sonhos, caminhos ao Senhor.

Não queira dominar o que você não consegue, deixe Deus te orientar. Confia nele e Ele agirá.

#4. Descansar

Usado aqui como sinônimo para acalmar, sossegar…

Se acalme em Deus, e não se compare com ninguém, porque você sabe o fim dos que fazem o mal.

Essas foram apenas algumas lições para você saber que o Senhor em quem você crê já te deu essas promessas, então ore para você desfrutar do descanso e da confiança em Deus.

A oração para acalmar é pautada na Palavra de Deus e não em nossas sensações ou notícias.

Deus te abençoe.

Leia Mais:

O Poder de Orar uns pelos Outros

O Poder da Oração

As Bases da Oração de Gratidão

Oração Poderosa

Cristina Loback

Rate this post
Marcações:

Deixe um comentário