Pular para o conteúdo

Um Guia de Como Orar Por Missões

  • por
como orar por missões

Como podemos orar por missões?

A oração é uma das principais formas que os cristãos têm para interceder pelas necessidades do mundo, inclusive pela expansão do Evangelho em diferentes nações e culturas. 

Orar por missões é uma responsabilidade de todos os cristãos, e nesse guia, vou apresentar um modelo de como orar por uma nação, pelos missionários e pela igreja, durante os sete dias da semana.

Sugiro que você estabeleça orar por uma nação por semana, ou uma região do Brasil ou do seu país por semana. Busque informações atuais de cada local, necessidades, expansão do evangelho, informações fornecidas por missionários, pela sua igreja local, que possam servir de argumento para as orações.

Dia 1: Comece com Adoração

Começamos nossa semana de oração por missões com adoração a Deus. É importante reconhecermos a grandeza de Deus e seu poder para realizar coisas que são impossíveis aos homens. 

Devemos louvar a Deus pela sua obra salvadora em todo o mundo e pelos milhares de pessoas que se convertem diariamente. 

Ore por missões usando Salmos 96:3-5:

“Proclamem a sua glória entre as nações,

seus feitos maravilhosos entre todos os povos!

Pois o Senhor é grande e digno de todo louvor,

mais temível que todos os deuses!

Todos os deuses das nações são ídolos,

mas o Senhor fez os céus.”

Dia 2: Arrependimento

Antes de orar por missões ore por arrependimento, tanto pessoal quanto coletivo. Precisamos pedir perdão pelos nossos pecados e pelos pecados da igreja, que muitas vezes se afasta dos propósitos de Deus. 

Também precisamos pedir perdão pelos erros cometidos pelos missionários em diferentes nações. 

Use como base da sua oração o texto de 2 Crônicas 7:14:

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”

Dia 3: A nação

Separe este dia para pedir especificamente pela nação que você escolheu interceder.

Coloque diante de Deus a situação atual do Evangelho, as necessidades da nação. 

Peça a Deus que abençoe a nação, que envie trabalhadores para colher a seara e que abra os corações das pessoas para receberem o Evangelho. 

Podemos orar usando Salmos 33:12:

“Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para sua herança.”

Dia 4: Os missionários

Ore especificamente pelos missionários que trabalham na nação.

Clame ao Senhor por proteção e sabedoria para conduzir as atividades missionárias e que abençoe seus esforços para alcançar os não alcançados.

Continue orando por missões usando 2 Tessalonicenses 3:1:

“Quanto ao mais, irmãos, orem por nós, para que a palavra do Senhor se propague rapidamente e seja glorificada, como aconteceu entre vocês.”

Dia 5: A igreja

No quinto dia, inclua a igreja de Cristo na semana de oração por missões. Devemos pedir a Deus que fortaleça a igreja da nação específica (que você está orando nesta semana), que dê aos líderes sabedoria para conduzir a igreja.

Ore para que o Espírito Santo seja derramado sobre a igreja, para que as pessoas tenham um relacionamento íntimo e profundo com o Senhor Jesus, para que possam ser testemunhas eficazes do Evangelho. 

Também podemos orar por unidade na igreja, para que possam se unir em um só propósito e trabalhar juntos na expansão do Reino de Deus. 

Use nos pedidos por missões na igreja Efésios 3:16-19:

“Peço que do seu glorioso tesouro ele lhes conceda poder para serem fortalecidos pelo Espírito dele no homem interior, para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor, possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.”

Dia 6: Ore pelas crianças e pelos jovens

Eles são o futuro da igreja e da nação, por isso, é importante orarmos por eles. Devemos pedir a Deus que proteja as crianças e jovens dos perigos do mundo, que lhes dê sabedoria para fazer escolhas sábias e que os conduza à salvação. 

Ore para que surjam líderes jovens, capacitados e comprometidos com a causa missionária. 

Use o texto base de Provérbios 22:6:

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”

Dia 7: O futuro

No último dia da semana, vamos orar pelo futuro da nação e dos missionários. 

Sugestão de intercessão:

  • Peça a Deus que continue a trabalhar na nação mesmo depois que os missionários partirem, que levante líderes capacitados para dar continuidade à obra, para discipular os convertidos.
  • Para que o Evangelho cresça, amadureça e mude cada vez mais vidas para honra e Glória de Jesus.
  • Ore pela santificação da igreja de Cristo presente nesta nação, para que o Espírito Santo quebrante os corações.
  • Pela segurança dos missionários e pela sua sustentabilidade financeira para que possam continuar a obra missionária. 

Podemos orar usando Isaías 42:9:

“Vejam! As coisas antigas já se cumpriram, e as novas eu anuncio; antes que elas germinem, eu as faço ouvir para vocês.”

Pedidos pelas nações:

Operation World

Ore pela Missão Global

Conclusão:

Orar por missões é uma responsabilidade de todos os cristãos. Neste guia, apresentamos um modelo de como orar por uma nação, pelos missionários e pela igreja, durante os sete dias da semana.

Lembre-se de que a oração é uma arma poderosa para alcançar as nações e os povos não alcançados. Ore com fé e perseverança, e confie que Deus ouve e responde às nossas orações.

Cristina Loback

Leia Mais:

Devocional Curto

Quem é o Espírito Santo?

Oração da Manhã

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário